Ainda a gatinhar, o serviço de pedidos nos restaurantes por WhatsApp está a ganhar cada vez mais adeptos
Modernidade, conforto, adaptabilidade, rapidez. Seja qual for o nome que queira utilizar, a realidade é que o serviço de apoio ao cliente visa a cada dia mais facilitar a vida do consumidor como estratégia de negócios. Para isto, novas ferramentas são criadas ou direcionadas para garantir um bom atendimento. E, consequentemente, boas vendas.
A pensar nisto, cada vez mais empresas, de diferentes segmentos, estão a descobrir as facilidades e o alcance do WhatsApp. Antes, apenas uma aplicação de troca de mensagens que teve um crescimento global exponencial. Agora, uma importante ferramenta para fazer negócios.
O princípio é muito simples: estar onde o seu cliente está. Segundo uma investigação da DataReportal, 4,4 milhões de portugueses utilizam a aplicação, assim como 88% dos utilizadores da internet, mundialmente, dos 16 aos 64 anos. No ramo da restauração em Portugal, apesar de ainda não ser o principal canal de escolha de clientes e empreendedores, a app é já vista como estratégica.
WhatsApp X Aplicação própria
Gradativamente, a aplicação de mensagens está a superar o medo dos empreendedores da desinstalação em massa dos apps próprios. Sobretudo, porque é já notório que os “heavy users” irão sempre preferir estes, por oferecerem recursos a mais, como imagens e descrições detalhadas. A estratégia, aqui, é oferecer plataformas opcionais e atender a todos os tipos de clientes.
Os chatbots facilitam o atendimento ao cliente
Basicamente, hoje, os bares e restaurantes utilizam o WhatsApp para o envio de ementas, a realização de pedidos ou para o atendimento direto ao cliente, no caso de dúvidas. Muitas vezes, a venda é iniciada pela aplicação e concretizada por outro canal, como uma aplicação própria ou mesmo via atendimento telefónico.
Aos poucos, a app começa a ganhar espaço, visto que, para o cliente, é mais fácil utilizar um recurso que está já ao alcance, do que instalar várias aplicações de bares e restaurantes no telemóvel. Ao mesmo tempo, os empreendedores estão também a se render à facilidade dos chatbots, que tornam o atendimento via WhatsApp automático e mais rápido.
Facilidade e agilidade, tudo o que o cliente quer
Portanto, com a facilidade da automatização, pode-se oferecer serviços de maneira simples e rápida. Por exemplo, como o envio da ementa com apenas um clique do cliente, a marcação de reservas através da conexão direta com o software do estabelecimento e até mais agilidade no serviço de delivery.
Com a automatização do WhatsApp, vários clientes podem ser atendidos simultaneamente, enquanto o atendimento telefónico, individual, torna o serviço mais lento. Além disso, como todo o funcionamento do serviço é programável, o cliente pode, após um tempo de ter sido entregue o seu pedido, receber pelo mesmo canal um pequeno questionário de satisfação, ou um cupão desconto para o próximo pedido.
A automatização e os chatbots nos serviços de apoio ao cliente têm vindo a dinamizar os atendimentos. Deste modo, empreendedores e funcionários podem focar na eficiência, melhorando os resultados e aumentando a satisfação.
Não sabe como automatizar o atendimento ao cliente da sua empresa? Conheça a WhatsHub.