O uso da Inteligência Artificial para as vendas

Inteligência Artificial para as vendas

Cada vez mais empresas adotam a Inteligência Artificial para as vendas e veem os seus resultados a crescer

 

É já pública e notória a grande ajuda que a Inteligência Artificial pode dar aos vendedores, nos mais variados aspetos, sendo a agilizar processos, a automatizar grande parte do atendimento e muitas outras coisas. Mas, apenas a oferecer o suporte necessário é o suficiente para atrair um volume maior de consumidores e, por consequência, aumentar as vendas?

O uso da Inteligência Artificial para as vendas pode ter ainda muitas outras vantagens. A princípio, um dos empregos mais eficientes para a IA – e mais produtivos para as equipas, é a viabilização da análise de dados. Assim, a tecnologia pode ser utilizada em praticamente todas as etapas do tratamento de informações, sendo elas complexas ou simples.

Na coleta de dados dos leads, por exemplo, a Inteligência Artificial pode automatizar o processo e ajudar a avaliar o comportamento e as informações de contacto. A tecnologia pode, ainda, fazer um cruzamento dos dados e destacar o que é indispensável para o atendimento ao público.

 

Identificação do lead para o transformar em cliente

Portanto, a ferramenta pode melhorar significativamente a segmentação e a personalização dos leads. Com as informações geradas pela Inteligência Artificial, a tomada de decisão das equipas passa por um processo de aprimoramento, tornando possível determinar as características daqueles clientes que mais retornam e/ou daqueles que fazem compras de forma esporádica.

Inclusive, existe a possibilidade de avaliar o que fez um comprador abandonar o carrinho, entre outras ações que impactam negativamente os resultados. Na verdade, a tecnologia consegue analisar um grande volume de informações e reconhecer padrões, melhorando as estratégias de vendas preexistentes.

 

Porquê também não tornar os processos automáticos?

A automatização dos processos é um dos principais recursos da IA, especialmente eficiente quando utilizada na geração de e-mails. Sobretudo, os recursos de criação de textos e de envio automático são as melhores alternativas quando se quer deixar o cliente bem informado. De um modo geral, a Inteligência Artificial Generativa produz os textos a partir de certos comandos e informações.

Deste modo, é excelente também para “guiar” o lead no funil de vendas e o levar até à conversão. Neste caso, vale pontuar que é imprescindível contar com ferramentas de envio que funcionam de acordo com a etapa do funil, programando e personalizando as mensagens para os leads. A IA Generativa pode ajudar a criar também descrições de produtos ou serviços, apresentações e até conteúdos para blogs.

Como se vê, a aplicabilidade da Inteligência Artificial para as vendas vai muito além da simples resposta rápida ao cliente. Com recursos quase infinitos, a tecnologia pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência, a melhorar a experiência do cliente, a impulsionar as vendas e a tomar melhores decisões de negócios.

 

Do quê está à espera para automatizar o seu negócio? Conheça a WhatsHub.